Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 13 outubro, 2024
Início » Preço do petróleo dispara para níveis alarmantes em meio a tensões no Oriente Médio

Preço do petróleo dispara para níveis alarmantes em meio a tensões no Oriente Médio

Por Marina B.

O preço global do petróleo alcançou o seu patamar mais elevado em sete meses nesta terça-feira (02), impulsionado em parte pelas preocupações sobre as crescentes tensões no Médio Oriente que podem afetar o fornecimento.

O petróleo Brent, referência mundial, subiu até 1,8%, atingindo US$ 89 o barril, o valor mais alto desde o início de setembro, antes de reduzir ligeiramente esses ganhos durante a tarde na Europa.

Ao mesmo tempo, o petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI), referência nos EUA, também subiu 1,8%, atingindo o seu pico em cinco meses de US$ 85 por barril. Os preços do Brent e do WTI subiram 15% e quase 19% desde o início do ano, respectivamente.

Isso levanta o temor de um novo aumento nos preços da gasolina nos Estados Unidos e em outros países.

Richard Bronze, cofundador e chefe de geopolítica da empresa de dados Energy Aspects, atribuiu os aumentos nos preços do petróleo a um “aumento de impulso” nas últimas semanas.

“Há ataques contínuos da Ucrânia às refinarias russas… ataques Houthi a navios no Mar Vermelho”, disse ele à CNN. Ele também apontou uma “sensação geral de que o Médio Oriente está menos estável do que era há um ano”.

Além disso, uma recuperação mais lenta do que o esperado na produção de petróleo dos EUA devido ao clima frio em janeiro também contribuiu para a escassez de oferta, acrescentou ele.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.