Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 16 outubro, 2024
Início » General Electric (GE.N) conclui divisão histórica e abre nova era

General Electric (GE.N) conclui divisão histórica e abre nova era

Por Alexandre G.

Nesta terça-feira (02), a General Electric (GE.N) completou sua divisão em três empresas, marcando o fim de uma era para o pioneiro do conglomerado industrial que já foi um símbolo do poder empresarial americano.

Os segmentos aeroespacial e de energia da gigante industrial começaram a ser negociados na Bolsa de Valores de Nova York, como entidades separadas na terça-feira, mais de um ano depois que seu negócio de saúde começou a ser negociado na Nasdaq.

Essa divisão representa o culminar dos esforços do CEO Larry Culp para revitalizar a empresa, que enfrentou desafios significativos, incluindo a crise financeira de 2008 que quase levou à falência do seu negócio mais lucrativo, a GE Capital.

No final de 2021, Culp anunciou a separação, escapando de uma geração de insiders depois que a empresa cresceu enormemente em tamanho ao entrar em diversos negócios sob seus antecessores.

A importância da GE era tal que seu braço financeiro foi considerado “grande demais para falir” pelo governo dos EUA.

À medida que a GE enfrentava crises sucessivas, perdeu seu lugar no índice blue chip Dow Jones Industrial Average em junho de 2018. Culp, que assumiu o cargo de CEO após alguns meses, reduziu os dividendos para quase nada para economizar dinheiro.

Ele começou a discutir informalmente a ideia de um desmembramento com conselheiros em 2021, informou a Reuters.

Culp, agora CEO da GE Aerospace, e Scott Strazik, CEO da empresa de energia Vernova, tocaram o sino de abertura da NYSE na terça-feira.

Alguns analistas industriais de Wall Street transferiram a cobertura da GE para as novas entidades aeroespacial e energética, relembrando a cobertura de uma empresa que surgiu da fusão de Thomas Alva Edison com uma rival para formar a GE no final do século XIX.

Os analistas agora estimam o valor de mercado da GE Aerospace, que tem sido uma fonte de dinheiro para a empresa sediada em Boston, em mais de US$ 100 bilhões após a cisão.

“Com o lançamento bem-sucedido de três empresas públicas independentes agora concluído, hoje marca um passo final histórico na transformação plurianual da GE”, disse Culp na terça-feira.

No mês passado, a GE Aerospace, que fabrica motores para jatos Boeing e Airbus, previu um lucro operacional de cerca de US$ 10 bilhões em 2028, com base na demanda robusta por seus produtos e serviços, e disse que tinha como meta um pagamento inicial de dividendos de 30% do lucro líquido.

A empresa será negociada na NYSE sob o símbolo GE, enquanto a GE Vernova será negociada sob o símbolo GEV.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.