O renomado banco norte-americano JP Morgan, líder global no setor, emitiu um comunicado técnico nesta quarta-feira (27), classificando o índice MSCI Brazil, como o mais desfavorável em escala mundial. Este índice monitora o desempenho das 56 principais empresas listadas na bolsa de valores brasileira, das quais 30% estão no setor financeiro. Destaca-se que os índices das empresas dos Estados Unidos listadas na S&P 500 e na Nasdaq dominam quatro das cinco primeiras posições, com o índice Topix, do Japão, ocupando o segundo lugar.
As chamadas ‘gigantes’ do mercado brasileiro, que incluem empresas como Vale, Petrobras, Itaú, Bradesco, Ambev, B3, WEG, Suzano e Itaúsa, representam aproximadamente 85% do índice MSCI Brazil.
A análise do JP Morgan, baseada nos retornos acumulados nos últimos doze meses, coloca o MSCI Brazil no último lugar em termos de desempenho.
Apesar de ser considerado a nona maior economia global, o Brasil ainda possui um mercado financeiro que é visto como iniciante. Sua participação equivale a apenas 1% do mercado global de ações.