Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 26 novembro, 2024
Início » Economista do FMI elogia revolução liberal na Argentina: ‘Avanços impressionantes’

Economista do FMI elogia revolução liberal na Argentina: ‘Avanços impressionantes’

Por Alexandre G.

O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Argentina, Rodrigo Valdés, elogiou a nova abordagem econômica liberal do país, destacando os “impressionantes avanços” alcançados nos últimos meses.

Valdés, durante sua participação no LEFA Latam Fórum em Buenos Aires nesta terça-feira (26), resumiu o programa econômico implementado pelo governo do presidente liberal Javier Milei, como um caminho desafiador para a estabilização.

O economista enfatizou melhorias em indicadores como a inflação, que está experimentando uma queda rápida, e o aumento das reservas do Banco Central.

Ele destacou conquistas marcantes nos primeiros meses da gestão de Milei, como o superávit fiscal registrado em janeiro e fevereiro, uma ocorrência “pela primeira vez em mais de uma década”.

“Estamos observando uma recuperação das reservas internacionais, uma queda mais rápida na inflação do que o esperado, e uma redução contínua na diferença cambial e no risco país”, disse Valdés. “Entretanto, o desafio é significativo, e o caminho para a estabilização nunca é fácil.”

Valdés ressaltou que o FMI compartilha a visão das autoridades argentinas de uma economia mais orientada para o mercado.

“Os novos líderes estão comprometidos com a implementação de um plano de estabilização ambicioso para restaurar a ordem macroeconômica”, acrescentou o economista. “Este plano se concentra em uma forte disciplina fiscal, eliminando completamente o financiamento do governo pelo Banco Central e implementando políticas para reduzir a inflação.”

No entanto, Valdés fez um alerta enfatizado sobre as possíveis repercussões, pedindo que “o ônus do ajuste não recaia desproporcionalmente sobre as famílias trabalhadoras”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.