No mês de fevereiro, o Estado do Rio de Janeiro alcançou uma produção de 800 mil toneladas de aço, representando um aumento de 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior e correspondendo a 28,8% da produção total nacional. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Aço Brasil, órgão representativo das empresas brasileiras produtoras de aço. Nos dois primeiros meses deste ano, a produção de aço bruto no estado acumulou 1,5 milhões de toneladas, refletindo um crescimento de 16,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O governador Cláudio Castro ressalta a importância do desempenho da indústria siderúrgica para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio, que ocupa a segunda posição como maior produtor de aço do país. Além de contribuir significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB), a indústria siderúrgica realiza investimentos, gera empregos diretos e indiretos, impactando positivamente na renda e no consumo da população, e impulsionando o crescimento econômico.
Segundo o Instituto Aço Brasil, em fevereiro de 2024, a produção brasileira de aço bruto atingiu 2,7 milhões de toneladas, registrando um aumento de 13,1% em relação ao mesmo mês de 2023. No acumulado do ano, a produção nacional de aço bruto chegou a 5,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 6,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, destaca que em fevereiro o estado do Rio de Janeiro equiparou seu volume de produção ao de Minas Gerais, consolidando sua posição como o segundo maior produtor de aço do país. Esse feito é resultado do importante parque siderúrgico estabelecido no território fluminense, composto por grandes empresas como ArcelorMittal, Ternium, CSN e Gerdau.