Esta semana, a Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro está divulgando um total de 3.359 oportunidades de emprego em diversas áreas. Destas, 1.156 são vagas para empregos formais e 2.203 são para estágios e programas de jovem aprendiz, abrangendo diferentes níveis de escolaridade. As vagas são disponibilizadas através dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), enquanto os programas de estágio e jovem aprendiz são oferecidos em parceria com a Fundação Mudes e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
As 1.156 vagas de emprego formal oferecidas pelo Sine estão distribuídas pelas regiões Metropolitana, Médio Paraíba e Serrana. Na região Metropolitana, há 943 vagas disponíveis, sendo 400 delas destinadas a pessoas com deficiência (PcD). Destacam-se posições como ajudante de cozinha e operador de vendas, com remuneração de até dois salários mínimos.
Na região do Médio Paraíba, foram captadas 80 vagas, incluindo oportunidades para atendente de lanchonete e motorista de ônibus, com salários de até R$ 2.824. Já na Região Serrana, a maioria das 133 vagas oferecidas é para Teresópolis, com remuneração média de um salário mínimo.
A análise do Observatório do Trabalho da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda revela que a maioria das vagas (56,3%) é no setor de Serviços, seguido pelo setor do Comércio (43,7%). Quanto à escolaridade, 45% das vagas exigem Ensino Médio completo. A maioria das oportunidades (62,4%) requer experiência.
Para se candidatar às vagas ou atualizar o cadastro, é necessário comparecer a uma unidade do Sine com os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. Todas as informações sobre as vagas estão disponíveis no Painel Interativo de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda do estado.
Além das oportunidades de emprego, a Secretaria de Trabalho e Renda também divulga programas de estágio em parceria com a Fundação Mudes e o CIEE, oferecendo um total de 938 e 1.365 vagas de estágio, respectivamente, em diversos níveis de ensino. Para mais informações, acessar CIEE: há 59 anos gerando oportunidades para juventude .