A ponte Francis Scott Key, com 2,57 quilômetros de extensão, localizada em Baltimore, Maryland, colapsou na madrugada desta terça-feira (26), após ser atingida por um navio porta-contêineres, deixando até sete pessoas possivelmente na água, informaram autoridades.
Um vídeo ao vivo compartilhado no YouTube mostrou o navio colidindo com a ponte, seguido pelo desabamento de vários de seus vãos no rio Patapsco. Vídeos não confirmados nas redes sociais também registraram o impacto e o subsequente colapso. A Reuters não pôde verificar os vídeos imediatamente.
O Corpo de Bombeiros de Baltimore classificou o incidente como uma situação de emergência com múltiplas vítimas, relatando que equipes de resgate estavam procurando sete indivíduos no rio.
“Recebemos várias chamadas para o 911 por volta de 1h30, relatando que um navio havia atingido a ponte Key em Baltimore, resultando em seu colapso. Atualmente, trata-se de uma situação de emergência com múltiplas vítimas e estamos buscando sete pessoas que estão na água”, disse Kevin Cartwright, diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore, à Reuters.
A polícia de Baltimore foi notificada do incidente às 1h35 (ET) de terça-feira.
De acordo com a Associated Press, vários veículos caíram no rio.
Dados de rastreamento de navios do LSEG mostram que o navio porta-contêineres de bandeira de Cingapura, Dali, estava no local ao longo da Ponte Key, onde ocorreu o acidente. O navio é de propriedade registrada da Grace Ocean Pte Ltd e gerenciado pela Synergy Marine Group, conforme informações do LSEG.
A Synergy Marine Corp declarou que o navio porta-contêineres “Dali” colidiu com um dos pilares da ponte e que todos os membros da tripulação, incluindo os dois pilotos, foram localizados, sem relatos de feridos.
“Todas as pistas foram fechadas em ambas as direções devido ao incidente na I-695 Key Bridge. O tráfego está sendo desviado”, disse a Autoridade de Transporte de Maryland em um comunicado.
Não está claro imediatamente se as operações portuárias de Baltimore foram afetadas pelo colapso da ponte.
O porto de Baltimore, que movimentou 847.158 automóveis e caminhões leves em 2023, o maior volume entre todos os portos dos EUA, segundo o site do governo de Maryland, ainda não respondeu ao pedido de comentário da Reuters.
“Estou a par e a caminho do incidente na Ponte Key… O pessoal de emergência está no local e os esforços de socorro estão em andamento”, disse o prefeito de Baltimore, Brandon Scott. A ponte, em homenagem a Francis Scott Key, foi inaugurada em 1977 e teve um custo de aproximadamente US$ 60,3 milhões.