Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 29 novembro, 2024
Início » Governador Cláudio Castro intensifica vigilância contra inundações na Baixada Fluminense

Governador Cláudio Castro intensifica vigilância contra inundações na Baixada Fluminense

Por Alexandre G.

Por ordem do governador Cláudio Castro, equipes da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), estão monitorando 24 horas por dia para assegurar o pleno funcionamento das 13 bombas no Pôlder do Outeiro e seis no Pôlder do Pilar. Esse sistema atual é capaz de drenar até 55 mil litros de água por hora, reduzindo os impactos das intensas chuvas na Baixada Fluminense.

“Estamos totalmente empenhados na segurança e no bem-estar dos cidadãos fluminenses. Não pouparemos esforços para garantir a integridade de todos”, declara o governador Cláudio Castro.

Além disso, o estado dispõe de 527 equipamentos especializados e maquinários pesados, como escavadeiras, guindastes e caminhões, para auxiliar municípios afetados em todas as regiões. Mais de 70 máquinas foram disponibilizadas para a sensível Região Serrana.

“É vital agir de imediato para implementar os planos que ajudam os gestores municipais a acelerar a recuperação da normalidade em cada cidade ou região afetada, especialmente em momentos tão delicados para a população”, destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Além das medidas emergenciais, está em andamento a construção de um sistema permanente, incluindo uma casa de bombas, comportas para o Pôlder Pilar e melhorias no parque urbano no Pôlder do Outeiro (Lote XV), abrangendo Duque de Caxias e Belford Roxo. O projeto já está em fase de atualização para atender aos requisitos legais.

O Projeto Iguaçu também foi cadastrado no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo Governo Estadual, com um orçamento aproximado de R$ 730 milhões, em colaboração com o Ministério das Cidades. Ademais, por meio do Programa Limpa Rio e Limpa Rio Comunidade, cerca de 2.592.400 metros cúbicos de sedimentos foram removidos de 800 corpos hídricos em 80 municípios nos últimos dois anos, visando minimizar os danos de futuras tempestades.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.