Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 30 setembro, 2024
Início » Brasileiros se rebelam: 58% repudia fim da reeleição em meio a debates no Senado

Brasileiros se rebelam: 58% repudia fim da reeleição em meio a debates no Senado

Por Marina B.

Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (21), 58% dos brasileiros são contrários ao fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos, enquanto 41% dos entrevistados expressaram concordância com essa medida.

O assunto está em pauta no Senado a partir de um projeto apresentado pelo líder do PSB e vice-líder do governo, senador Jorge Kajuru. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 12/22 conta com o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Os dados revelados pelo Datafolha fazem parte da mesma pesquisa que indicou um empate entre aprovação e reprovação do governo Lula. A pesquisa foi realizada nesta terça (19) e quarta-feira (20), entrevistando 2.002 eleitores de 147 cidades, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A possibilidade de reeleição foi implementada no país em 1997, após articulações iniciadas durante o primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que acabou sendo reeleito para um segundo mandato.

No entanto, em 2020, FHC declarou arrependimento por ter apoiado o projeto e passou a defender um mandato único de cinco anos.

O projeto do senador Kajuru tem sido alvo de críticas por não estabelecer as mesmas regras para os mandatos no Legislativo. No entanto, ele promete apresentar futuramente mais dois projetos sobre o tema: um propondo aumento do mandato parlamentar sem reeleição, e outro permitindo até duas reeleições para parlamentares, com veto a uma terceira.

Em entrevista à Folha de São Paulo nesta quinta-feira (22), Kajuru criticou os colegas da Câmara dos Deputados, afirmando que estes têm mais influência do que os senadores. Ele também revelou ter discutido a proposta com o presidente Lula, que se posicionou contrário à PEC, mas prometeu não interferir na discussão do Congresso.

Kajuru também refletiu sobre sua própria carreira política, levantando questionamentos sobre a coerência de buscar a reeleição após propor o fim da mesma. Ele considera que talvez opte por candidatar-se a deputado federal em 2026, encerrando sua carreira aos 72 anos.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.