Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 30 setembro, 2024
Início » Guerra em Gaza: Rússia e China vetam cessar-fogo proposto pelos EUA na ONU

Guerra em Gaza: Rússia e China vetam cessar-fogo proposto pelos EUA na ONU

Por Marina B.

Nesta sexta-feira (22), a Rússia e a China vetaram um projeto de resolução no Conselho de Segurança da ONU proposto pelos Estados Unidos. O projeto buscava estabelecer “um cessar-fogo imediato e sustentado” na guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.

É a primeira vez que os Estados Unidos solicitam um cessar-fogo imediato em Gaza no Conselho de Segurança, após terem vetado vários projetos de resolução apresentados por outros países.

Segundo a AP, 11 dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU votaram a favor, enquanto três votaram contra (Rússia, China e Argélia) e um se absteve (Guiana). Como a Rússia e a China são membros permanentes do Conselho de Segurança, seu voto contra representa um veto.

Antes da votação, o embaixador russo, Vassily Nebenzia, afirmou que Moscou apoia um cessar-fogo imediato em Gaza, mas questionou o vocabulário utilizado na resolução. Ele acusou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e a embaixadora norte-americana Linda Thomas-Greenfield de “enganarem a comunidade internacional” por razões “politizadas”.

A resolução proposta pelos Estados Unidos pedia um cessar-fogo imediato de aproximadamente seis semanas para proteger os civis e permitir a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza, mas sugeria que o cessar-fogo estaria condicionado à libertação dos reféns israelenses.

O presidente francês anunciou que Paris, juntamente com a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos, está preparando uma nova resolução para levar ao Conselho de Segurança da ONU, apesar dos vetos desta sexta-feira. Esta iniciativa visa buscar um cessar-fogo em Gaza, aproveitando a mudança de tom dos Estados Unidos, que pode trazer esperança de progresso para uma nova resolução apoiada pelos estados árabes.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.