Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 3 julho, 2024
Início » Adiamento do Plano Safra agita Congresso: CPI do Arroz em pauta

Adiamento do Plano Safra agita Congresso: CPI do Arroz em pauta

Por Marina B.

O deputado Luciano Zucco (PL-RS) obteve 159 das 171 assinaturas necessárias para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará suspeitas de fraude na compra de arroz pelo governo federal.

O adiamento do anúncio do Plano Safra gerou descontentamento entre parlamentares ligados à agropecuária e pode aumentar o apoio à CPI, segundo análise.

Após uma reunião na quarta-feira entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), o governo decidiu postergar o anúncio do principal programa de financiamento do setor agropecuário, originalmente previsto para esta semana.

Para o deputado Ricardo Salles (PL-SP), o adiamento reflete um “desprezo pelo setor agropecuário” e uma “incompetência generalizada” do governo. Ele afirma que “o episódio do arroz é emblemático”. Salles, um dos signatários da CPI do arroz, comparou a situação com a investigação do Movimento Sem Terra no ano anterior, da qual foi relator, destacando que desta vez as suspeitas são mais concretas.

“É uma situação ainda mais séria, embora compartilhe semelhanças com o que foi apurado na CPI do MST”, afirmou o ex-ministro do Meio Ambiente.

As suspeitas de fraude nos leilões de arroz já resultaram em demissões no governo. O ex-secretário de Política Agrícola Neri Geller foi exonerado do Ministério da Agricultura, e nesta terça-feira, Paulo Teixeira confirmou a iminente substituição de um dos diretores da Conab.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.