“Em outras palavras, pegue das GRANDES e MÁS Companhias de Seguros, dê às pessoas …”
O presidente Donald Trump propôs na manhã de sábado que os republicanos do Senado descartassem o Obamacare, que ele chamou de “o pior sistema de saúde em qualquer lugar do mundo”, e, em vez disso, direcionassem as centenas de bilhões de dólares em financiamento para seguradoras para o povo americano.
“Estou recomendando aos republicanos do Senado que as centenas de bilhões de dólares atualmente sendo enviadas para companhias de seguros sugadoras de dinheiro, a fim de salvar os maus cuidados de saúde fornecidos pelo ObamaCare, SEJAM ENVIADAS DIRETAMENTE PARA AS PESSOAS PARA QUE POSSAM COMPRAR SEUS PRÓPRIOS CUIDADOS DE SAÚDE MUITO MELHORES e ter dinheiro sobrando”, ele postou no Truth Social.
“Em outras palavras, tire das grandes e más seguradoras, dê às pessoas e encerre, por dólar gasto, o pior sistema de saúde em qualquer lugar do mundo, o ObamaCare”, acrescentou Trump.
O presidente também fez um comentário “não relacionado”, escrevendo: “ainda devemos encerrar a obstrução!”
O senador Rick Scott (R-FL) disse que concordou com Trump e propôs contas no estilo Conta Poupança de Saúde para americanos com o dinheiro devolvido.
“Estou escrevendo o projeto de lei agora”, disse ele no X. “Devemos impedir que o dinheiro do contribuinte vá para as seguradoras e, em vez disso, entregá-lo diretamente aos americanos em contas no estilo HSA e deixá-los comprar os cuidados de saúde que desejam. Isso aumentará a concorrência e reduzirá os custos.”
No mês passado, Trump também criticou o Obamacare, postando no Truth Social: “Como eu disse há anos, o Obamacare é um desastre! As taxas estão disparando para cuidados de saúde realmente ruins!! Faça algo democrata!!”
O governo está paralisado desde 1º de outubro, marcando a paralisação mais longa da história dos EUA. Os republicanos dizem que os democratas são culpados, já que se recusaram a votar mais de uma dúzia de vezes em um projeto de lei de resolução contínua limpa que mantém os níveis atuais de financiamento sem nenhuma mudança de política e, em vez disso, estão exigindo certos subsídios do Obamacare.
O presidente da Câmara, Mike Johnson (R-LA), disse na semana passada que os democratas querem forçar os contribuintes americanos a financiar cuidados de saúde para imigrantes ilegais, levando ao impasse. Johnson disse no mês passado que é preciso haver uma reforma séria no Obamacare.
“O subsídio do ObamaCare que expira no final do ano é um problema sério”, disse ele. “Se você olhar objetivamente, saberá que está subsidiando políticas ruins. Estamos jogando um bom dinheiro em um sistema ruim e falido, e por isso ele precisa de reformas reais.
Os democratas dizem que os republicanos são os culpados pela paralisação porque não estão de acordo com os subsídios do Obamacare que desejam.
Os democratas veem a saúde como uma questão vencedora para eles e supostamente querem torná-la a peça central das eleições de meio de mandato. “Acho que uma das razões de muitos que os democratas tiveram tanto sucesso é a apreciação de que os democratas estão tentando proteger o sistema de saúde para o povo americano”, disse o senador Bernie Sanders (I-VT) na quarta-feira, um dia após o sucesso democrata nas urnas.