Mais cedo na sexta-feira, a agência de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO) disse que recebeu um relatório de um “incidente” a 20 milhas náuticas a leste de Khor Fakkan, nos Emirados Árabes Unidos.
O Irã apreendeu um petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall que navegava dos Emirados Árabes Unidos para Cingapura, disse uma autoridade dos EUA à Associated Press na tarde de sexta-feira.
O petroleiro fez um curso repentino e começou a se dirigir para águas territoriais iranianas, observou a empresa britânica de segurança marítima Ambrey na manhã de sexta-feira.
Ambrey disse que o petroleiro, relatado a 22 milhas náuticas a leste do porto de Khor Fakkan, nos Emirados Árabes Unidos, havia sido abordado por três pequenos barcos enquanto transitava para o sul pelo Estreito de Ormuz antes de desviar o curso no Golfo de Omã.
A agência disse que o incidente foi “provavelmente altamente direcionado”.
O centro de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido, que primeiro relatou o incidente como um “evento suspeito”, disse que recebeu um alerta de um incidente a 20 milhas náuticas a leste de Khor Fakkan.
UKMTO Operations Centre on Twitter / X
A UKMTO marcou o incidente como uma atividade suspeita e acrescentou que as autoridades estão investigando.
De acordo com Ambrey, a embarcação já havia sido abordada por três pequenos barcos enquanto transitava para o sul pelo Estreito de Ormuz.