“Os democratas estão rachando como cães na paralisação porque têm um medo mortal de que eu esteja progredindo com os republicanos …”
O presidente Donald Trump provocou os democratas no sábado, dizendo que acreditava que sua bancada estava perto de se fragmentar por causa da paralisação do governo em andamento – e então pediu aos republicanos que acabassem com a obstrução do Senado de uma vez por todas e abrissem caminho para sua agenda.
Trump emitiu as duas declarações juntas em um post em sua plataforma Truth Social, dizendo que os republicanos deveriam “explodir” a obstrução, independentemente de conseguirem ou não chegar a um acordo com os democratas para encerrar a paralisação.
Rapid Response 47 on Twitter / X
“Os democratas estão rachando como cães na paralisação porque estão com medo mortal de que eu esteja progredindo com os republicanos em ENCERRAR A OBSTRUÇÃO!” Trump começou. “Quer façamos um acordo ou não, OS REPUBLICANOS DEVEM ‘EXPLODIR’ A OBSTRUÇÃO E APROVAR CENTENAS DE VITÓRIAS POLÍTICAS HÁ MUITO PROCURADAS, MAS NUNCA OBTIDAS, COMO, COMO APENAS UM PEQUENO EXEMPLO, IDENTIFICAÇÃO DO ELEITOR (IDENTIFICAÇÃO).”
“Só um PERDEDOR não concordaria em fazer isso!” ele acrescentou, para garantir.
Os comentários de Trump vêm apenas 24 horas depois que o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY), apresentou uma proposta para encerrar a paralisação, dizendo que os democratas viriam à mesa se os republicanos assinassem uma extensão de um ano dos subsídios do Obamacare – um movimento que traria a discussão sobre saúde de volta à tona bem a tempo para as eleições de meio de mandato.
O senador Markwayne Mullin (R-OK) já disse que a oferta de Schumer está “morta na chegada”.
Não. O plano de Schumer está morto na chegada.
— Markwayne Mullin (@senmullin) 7 de novembro de 2025
O senador John Kennedy (R-LA) ofereceu uma visão um pouco mais colorida, dizendo à âncora da Fox News Martha MacCallum: “Deus, por favor, me dê paciência, porque se você me der força, vou precisar de dinheiro para fiança. O que o senador Schumer está sugerindo é que façamos a coisa mais estúpida possível que não funcionará.
Gunther Eagleman™ on Twitter / X
Mas os republicanos não teriam sido o único obstáculo de Schumer – um mês atrás, apenas uma semana após a paralisação, o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries (D-NY), recusou o mesmo acordo, chamando-o de “proposta risível”.
O fator complicador, como Trump apontou, é que quanto mais a paralisação se arrasta, mais se fala sobre os republicanos acabarem com a obstrução do Senado para reabrir o governo e fazer as coisas andarem novamente. E apesar do fato de que os democratas apoiaram esmagadoramente o fim da obstrução quando o presidente Joe Biden ainda estava no cargo, a última coisa que eles querem é que ela seja descartada enquanto Trump tiver a Casa Branca e a maioria em ambas as câmaras.
A âncora da CNN Dana Bash encurralou o deputado Jamie Raskin (D-MD) sobre esse assunto na sexta-feira.
Western Lensman on Twitter / X
Raskin, claramente detestando responder à pergunta, acabou dando de ombros dizendo que, como ele não estava no Senado e não tinha poder, sua opinião não importava mais.