A vice-presidente Kamala Harris não pôde responder durante uma entrevista esta semana, na qual ela afirma que receberia dinheiro para seus grandes programas governamentais se os republicanos ganhassem o controle do Senado.
Harris foi confrontada sobre o assunto durante uma entrevista informal na quarta-feira à noite na MSNBC com Stephanie Ruhle, quando perguntaram a ela o que faria se não pudesse pagar seus planos aumentando a alíquota do imposto corporativo, o que também prejudicaria a economia.
“Bem, mas teremos que aumentar os impostos corporativos, e teremos que aumentar, teremos que garantir que as maiores corporações e bilionários paguem sua cota justa. É isso”, respondeu Harris. “É sobre pagar sua cota justa. Não estou bravo com ninguém por alcançar o sucesso, mas todos devem pagar sua cota justa.”
Harris afirmou que professores e bombeiros pagam mais em impostos do que os que mais ganham nos EUA, embora o 1% mais rico pague 46% dos impostos nos EUA, uma parcela maior do que os 90% mais pobres juntos.
“Mas como você encontra essa linha para garantir que as corporações estejam pagando sua parte justa, mas não estejam deixando nosso país?”, perguntou Ruhle.
“Bem, escute, eu trabalho com muitos CEOs. Passei muito tempo com CEOs, e vou lhe dizer que os líderes empresariais que são realmente parte do motor da economia americana concordam que as pessoas devem pagar sua parte justa”, afirmou Harris. “Eles também concordam que quando olhamos para um plano como o meu, que é sobre investir na classe média, investir em novas indústrias, investir na redução de custos, investir em empreendedores como pequenas empresas, que a economia geral é mais forte e todos se beneficiam.”