O governador Cláudio Castro está fortalecendo o Corpo de Bombeiros RJ com a aquisição de 40 novos caminhões de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), importados da Espanha. As primeiras 10 unidades de última geração, chegaram nesta segunda-feira (20) no Porto do Rio, trazendo inovações tecnológicas inéditas no país, que garantem maior eficiência e segurança nas operações.
Uma das principais inovações é a presença de um canhão automático de combate a incêndio, controlável remotamente de dentro da cabine do motorista, mesmo em movimento.
“Assumi o compromisso de modernizar o Corpo de Bombeiros do Rio e posso afirmar que cumprimos essa meta. Investimos mais de R$ 1 bilhão na corporação, adquirindo equipamentos de ponta, implementando medidas de prevenção de desastres e valorizando nossos agentes. Nosso trabalho é salvar vidas, combatendo incêndios, prevenindo e resgatando quem precisa. Esta aquisição é fundamental para o sucesso contínuo dos nossos heróis”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Os caminhões estão equipados com câmeras térmicas, ventilador turbo para combate a incêndios, motobomba portátil, holofotes para operações noturnas, lanternas anti-explosão, geradores portáteis de energia, detectores de gases, e mais 70 materiais para combate a incêndios e salvamento.
Além disso, possuem tanques com capacidade para 5 mil litros de água, impulsionados por bombas capazes de fornecer 4 mil litros por minuto.
“Recebemos os primeiros 10 de um total de 40 veículos que serão entregues ainda este ano, fortalecendo o combate a incêndios no Estado do Rio de Janeiro”, explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.