Iniciou-se na segunda-feira (20), na Casa G20, no Rio de Janeiro, uma semana dedicada à simbiose industrial. Entre os dias 20 e 24 de maio de 2024, o Estado recebe uma delegação internacional de especialistas em simbiose industrial e eficiência de recursos para atividades relacionadas ao Projeto de Eficiência de Recursos e Simbiose Industrial em Santa Cruz (P.R.E.S.I.: Pathways to Resource Efficiency in Santa Cruz Industries).
Sob a liderança da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS), a iniciativa busca impulsionar a simbiose industrial na região, em parceria com as secretarias de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e da Casa Civil (SECC), além da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN).
“Com essa iniciativa, o Rio de Janeiro avança na promoção da sustentabilidade na indústria local. A proposta de fomentar a simbiose industrial no estado surgiu em maio de 2022, fruto de uma colaboração pioneira entre o Governo do Estado e a Kalundborg Symbiosis, uma referência global nesse campo. Essa iniciativa tem sido fortalecida com visitas técnicas à Dinamarca e aos Estados Unidos, consolidando uma parceria sólida para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.
Durante a semana, estão planejadas visitas técnicas a empresas no Distrito Industrial de Santa Cruz, para identificar oportunidades de trocas de recursos e fortalecer a colaboração entre as indústrias locais. Também serão realizados workshops técnicos, com foco em governança e promoção da eficiência de recursos entre empresas, visando ao desenvolvimento de novos modelos de negócios.
A semana será oficialmente inaugurada na Casa G20, um espaço destinado a promover as potencialidades econômicas, culturais e ambientais do Rio de Janeiro, bem como apresentar as principais políticas públicas do governo do estado relacionadas aos temas do G20.
O projeto P.R.E.S.I recebeu financiamento do governo do estado por meio de um edital da Agência de Energia da Dinamarca (DEA) e abrangerá diversas atividades ao longo de 12 meses. Ao promover a colaboração entre as indústrias e buscar alternativas sustentáveis para o uso de recursos, o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 9 e 12, contribuindo para as metas estabelecidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio de Janeiro (PEDES).
“Além de ser associado às suas belezas naturais e ao seu estilo de vida, o Rio de Janeiro é internacionalmente reconhecido pelo seu compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Este projeto que estamos desenvolvendo com os dinamarqueses é um excelente exemplo de intercâmbio de políticas públicas que agrega valor ao nosso setor produtivo, demonstrando os benefícios que a cooperação internacional pode trazer para o Estado”, afirma o subsecretário de Relações Internacionais, Bruno Costa.